sexta-feira, 21 de julho de 2017

CLAVELITOS (Dame el clavel), história de um hit intemporal

"Clavelitos" é o melhor exemplo de um tema que, nada tendo a ver com o mundo académico estudantil, ficou irremediavelmente associado às Tunas quando foi incorporado no repertório das mesmas, na década de 1950 do século passado.





Valsa composta em 1949 pelo músico e compositor Genaro Monreal Lacosta (1894-1974), tem letra de Galindo Lladó ( 1904-2000) e é normalmente utilizada como tema de serenata. 
Clavel significa cravo, pelo que "clavelitos" são cravinhos, vermelhos (da cor de morango) neste caso.




Originalmente, o tema designa-se "Dame el clavel", mas vingou "clavelitos", que é usado repetidamente no refrão. Foi inicialmente adoptado pela Estudiantina de Madrid, nos anos 1950, e replicado pelas demais da capital.

É o tema mais tocado e conhecido no meio tuneril espanhol e, porventura, no mundo inteiro.

Para isso, muito contribuiu o facto de ter feito parte do disco editado pela Estudiantina de Madrid (Tuna de Distrito), "Cuando los tunos pasan", em 1958, e que se tornou um êxito instantâneo (o tema tem por solista António Albaladejo Herreros "Tano") - até porque estamos perante o 1.º disco de tunas gravado no pós guerra civil (desse disco faz parte um outro tema famoso: "La tuna pasa").
Com o tema a passar nas rádios, é fácil imaginar o alcance que tal tema logrou.






A sua primeira partitura foi publicada em 1959, em Madrid, pela editora "Momento Musical", contribuindo para a sua rápida adopção por parte de inúmeras orquestras e grupos.





Não menos importante para a sua divulgação foi o facto de fazer parte de diversas trilhas sonoras no cinema: “Escucha mi canción” (1958), onde Joselito eterniza o tema, e “La casa de la troya” (1959), entre outras, que internacionalizam o tema.






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